sábado, 6 de junio de 2020

Clase 02 - Los Dígrafos

Hola!!!


En nustra segunda clase veremos los dígrafos más conocidos de la lengua portuguesa.

Algunos de ellos son:

  • CH
  • LH
  • QU
  • SC
  • SS
  • GU
  • NH
  • RR

1. CH


CHÁ - TÉ
CHAVE - LLAVE
CHORAR - LLORAR
CHUVA - LLUVIA

                                                  EU GOSTO DE CHÁ VERDE!

2. LH


OLHO - OJOS
FOLHA - HOJA
JOELHO - RODILLA


ATENCIÓN!!! HAY UN ERROR COMUM EN PALABRAS CON -LI- DEBIDO A SU FONÉTICA PARECIDA CON LH.

Família (certo) x familha (errado)
Minha família mora em Minas Gerais.

Brasília (certo) x Brasilha (errado)

O congresso será realizado em Brasília.

Auxílio (certo) x auxilho (errado)

Você pode contar com meu auxílio.



3. QU


QUEIJO - QUESO

QUERIDO - QUERIDO

QUADRO - CUADRO


                                             ESTE QUADRO É MUITO BONITO!



4. SC



NASCER - NACER
CRESCER - CRECER
DESCER - BAJAR


                                              O MENINO DESCEU A ESCADA.



5 . SS



ASSINAR - FIRMAR
PRESSA - PRISA
ASSAR - HORNEAR



                                                    A PIZZA JÁ ESTÁ ASSADA.



6. GU


GUITARRA - GUITARRA ELÉCTRICA
ÁGUIA - ÁGUILA
GUERRA - GUERRA



                                              A MENINA TOCA SUA GUITARRA.



7. NH


DINHEIRO - DINERO
VIZINHO - VECINO
GANHAR - GANAR
CARINHO - CARIÑO


                                                   JOÃO É VIZINHO DE PAULA.



8. RR


CARRO - COCHE
GARRAFA - BOTELLA
SORRISO -SONRISA


ATENCIÓN!!!

MIRA LA DIFERENCIA DE SIGNIFICADO EN PALABRAS CON RR Y R



Carro x caro

carro está no mecânico. (automóvel)
Este computador é muito caro. (alto valor)

Arranha x aranha

Sua barba arranha! (verbo arranhar)
Eu tenho medo de aranha. (animal)

Carrinho x carinho

Meu filho está brincando com um carrinho. (brinquedo)
Estou precisando de carinho! (carícia)

Morro x moro

Vamos subir o morro pela trilha. (pequeno monte)
Eu não morro de amores por ela. (verbo morrer)
Eu moro em Maceió. (verbo morar)


Completa esta clase mirando el vídeo abajo:





En este podcast vamos entrenar la pronunciación de los dígrafos y aumentar nuestro vocabulario. No dejes de escuchar!!!


Más alla de las clases:











No hay comentarios.:

Publicar un comentario

Dudas?